Aquiraz

12 de março de 2010 - 13:35

A vizinhança com a agitada Fortaleza não atrapalha a calmaria das praias de Aquiraz. No Porto das Dunas, por exemplo, excelentes hotéis acolhem hóspedes mais exigentes. A localidade destaca-se por ter como atrativo um dos maiores parques aquáticos à beira-mar da América do Sul: o Beach Park.

Além dos toboáguas, cachoeiras, lanchonetes, restaurantes, passeios ecológicos e vôos de helicóptero e ultraleve, o parque oferece ainda a opção de hospedagem no resort do complexo turístico com suítes de frente para o mar, salão de jogos, academia de ginástica e outros atrativos. De um lado o mar, do outro a vista do belo parque eólico sobre as dunas.

Destaque também para a Prainha, onde artistas locais pintam as velas das jangadas retratando o cotidiano dos pescadores antes de se lançarem ao mar em uma disputa que acontece anualmente, o Navegarte. A praia do Batoque, uma reserva extrativista, é considerada um exemplo de preservação ambiental e calmaria. No Iguape, o Centro das Rendeiras juntamente aos trabalhos desenvolvidos no local e a bela paisagem da praia disputam a atenção dos turistas.

Aquiraz assume importante papel histórico no Ceará por ter sido a primeira capital do Estado, tendo equipamentos turísticos que retratam esse enredo. Na cidade, o Museu de Artes Sacras e as Ruínas dos Jesuítas não deixam a história de Aquiraz ser esquecida. Outro atrativo para os visitantes é o Mercado das Artes, com apresentações artísticas locais e oficinas.

Aquiraz tem 67,7mil habitantes e fica a 32km de Fortaleza, com acesso pela CE-040.