Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Teatro e Dança são destaque nas férias do Porto Iracema das Artes PDF Imprimir
Seg, 17 de Julho de 2017 10:01

 

Wilemara_Barros_divulgação.jpg

 

 

As férias no Porto Iracema das Artes seguem oferecendo cursos livres, oficinas e bate-papos. Nesta semana, o destaque é a programação das áreas de teatro e dança. Vale lembrar que é tudo gratuito.

 

Nesta segunda-feira (17), começam as oficinas de Manutenção de Técnica Clássica, com a bailarina Wilemara Barros, pela manhã, e Políticas Culturais, com o professor doutor Alexandre Barbalho, à tarde. Ambas são gratuitas. No caso da primeira, as inscrições são por ordem de chegada.

 

Na terça-feira (18), seis jovens coreógrafos da cena cearense são os convidados para um bate-papo sobre o fazer e o pensar da dança.

 

INFERNINHO_STILL_02_2.jpg

 

Na quinta-feira (20), três artistas de um dos projetos selecionados para o Lab Dança deste ano realizam uma performance pela cidade a partir da reflexão sobre Arte e Crime. É o Ação Clandestina nº 1, que sai às 16h da Praça do Ferreira e encerra com um bate-papo, no pátio da escola, com o artista visual Yuri Firmeza. A ação é aberta a todos os interessados, não apenas artistas da dança, mas de todas as linguagens, e não-artistas também. No dia 19, haverá uma preparação dos interessados no Porto Iracema, das 16h às 19h.

 

Também na quinta, dia 20, o convite é para acompanhar a abertura de processo do filme Inferninho. O evento, que acontece na quinta-feira, às 19h, reúne os integrantes do grupos Bagaceira de Teatro e Alumbramento, de cinema. Os dois coletivos artísticos, dos mais importantes da cena contemporânea cearense, construíram juntos o filme que tem previsão de estreia no começo de 2018. O roteiro da obra começou a ser desenvolvido dentro do Laboratório de Audiovisual do Porto.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - PORTO IRACEMA DAS ARTES
17/07 a 21/07

 

Dias 17, 18, 19 20 e 21 de julho | Segunda-feira à sexta-feira
[DANÇA] OFICINA DE POLÍTICAS CULTURAIS
Com Alexandre Barbalho
As possibilidades e estratégias da política cultural no contexto sócio-econômico brasileiro; cultura e capitalismo contemporâneo; a política cultural nos âmbitos nacional, estadual e municipal são os principais temas da oficina com o professor doutor Alexandre Baralho. A formação acontece durante toda a semana.
Das 14h às 18h > Auditório do Porto > Gratuito > Inscrições encerradas*

 

Dias 17, 19, 21, 24, 26 e 28 de julho | Segunda, quartas e sextas-feiras
[DANÇA] MANUTENÇÃO DE TÉCNICA CLÁSSICA
Com Wilemara Barros
A formação visa a manutenção da técnica clássica com introdução a quedas e suspensões, objetivando um trabalho de continuidade para profissionais atuantes. Podem participar maiores de 16 anos e profissionais com experiência na área de dança ou conhecimento da técnica que será abordada.
Das 09h às 10h45min > Sala de Dança do Sesc Iracema/Dragão (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema) > Gratuito > Inscrições por ordem de chegada

 

Dia 18 | Terça-feira
[PAPO DE DANÇA] ENCONTRO COM JOVENS COREÓGRAFOS CEARENSES
Com Victor Hugo Portela, Andreia Pires, William Pereira Monte, Marina Carleial, Edmar Cândido e Éder Soares
Espaço de diálogo e trocas de experiências entre o fazer e o pensar da dança, potencializando conexões e atravessamentos múltiplos. Encontro entre artistas e público, o Papo de Dança é lugar de interação, formação e produção de conhecimentos que traz na partilha de trajetos formativos e criativos o mote para reflexões éticas, estéticas e políticas.
19h > Auditório do Porto > Acesso gratuito e aberto ao público

 

Dia 20 | Quinta-feira
[TEATRO] INFERNINHO
Com Alumbramento e Grupo Bagaceira de Teatro
“Inferninho” é um longa-metragem de ficção, em fase de finalização, que nasce do encontro de dois grupos artísticos de Fortaleza: Grupo Bagaceira de Teatro e Alumbramento Filmes. Parte do seu roteiro foi desenvolvido dentro do Laboratório de Audiovisual do Porta Iracema das Artes e a estréia do filme está prevista para o começo de 2018. Neste encontro, os grupos debatem o processo de construção da obra.
19h > Sala de Teatro Sidney Porto > Acesso gratuito e aberto ao público

 

[DANÇA] AÇÃO CLANDESTINA Nº 01
Com Yuri Firmeza
A performance acontecerá no percurso entre o Centro da Cidade, partindo da Praça do Ferreira, e o Porto Iracema das Artes, na Praia de Iracema. O mote é a investigação "Constituição Coreográfica Criminosa", que vem sendo desenvolvida no Laboratório de Dança 2017 por Andreia Pires, Geane Albuquerque e Honório Félix. Após a finalização da performance, haverá uma conversa aberta ao público, com o artista Yuri Firmeza, para discutir a relação entre arte e crime.
Das 16h às 20h > Pátio da Escola Porto Iracema das Artes > Gratuito e aberto ao público

 

17.07.2017

 


Assessoria de Comunicação
Raphaelle Batista
(85) 99700-1050 / 98156-6472 / 3219.5865 / 3219.5842

 

Expediente imprensa 03Abr 2017-01

Última atualização em Seg, 17 de Julho de 2017 11:04
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.