Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital César Cals emite CPF na Certidão de Nascimento PDF Imprimir
Qua, 14 de Junho de 2017 15:05

alt

Rejane Teófilo de Oliveira mostra com alegria o registro civil da filha Laura Valentino Teófilo, que nasceu no dia 30 de maio, na maternidade do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará. E na tarde da segunda-feira, 12, Laura foi a primeira recém-nascida do HGCC a ter o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido junto à certidão de nascimento. A partir de agora, os bebês nascidos no Hospital César Cals já saem com o registro civil e também com o número do CPF.

Dessa maneira, os cartórios que atuam no Hospital Geral César Cals, após realização da adequação do sistema, passam a emitir o número do CPF junto à Certidão de Nascimento. Com isso, o HGCC atua de acordo com a determinação da Corregedoria-Geral, órgão do Tribunal de Justiça do Ceará. O serviço é gratuito, conforme a medida que consta no Provimento nº 13/2017 do Poder Judiciário do Ceará.

A mãe de Laura conta que na semana passada pensou em registar, mas adiou para a segunda-feira. Agora que ela já está quase de alta hospitalar, sairá do César Cals com dois documentos. “Minha filha nasce e já faz história. Está todo mundo falando”, conta a mãe orgulhosa. Antes mesmo de registrar, Rejane havia pensado em providenciar logo o CPF da filha. Com o novo serviço, foi tudo providencial. “Eu acho ótimo poder imitir também esse documento. Com o CPF, a gente agiliza muita coisa”, comemora.

Agora, os pais, além dos documentos de identidade, necessários para fazer o registro civil, precisam também apresentar o CPF e comprovante de residência. O Serviço Social, responsável pela Unidade Interligada de Registro Civil do HGCC, e por orientar os pais e familiares sobre a certidão de nascimento, já estão informando sobre a emissão do novo documento. “A emissão do CPF no ato do registro é um ganho social para os pais e consequentemente para os filhos recém-nascidos”, destaca a coordenadora do Serviço Social, Celi Barros.


alt

Quem também compareceu à Unidade Avançada para registrar o filho foi Dayana da Silva Rolim, mãe de Arthur Rolim de Sousa. Ele foi o segundo bebê com CPF no registro civil. Nasceu no dia 4 de junho e permanece com a mãe, recebendo os cuidados no alojamento conjunto do Bloco 700, recém-inaugurado pelo Governo do Ceará. Dayana diz que a facilidade em poder registrar o filho é um diferencial do Hospital César Cals que facilita a vida dos pais. “Como eu tinha trazido todos os meus documentos, foi fácil registrar e também fazer o CPF”, relata. Para ela, foi tudo uma surpresa e o melhor é que, no futuro, o filho não precisará mais se preocupar.

A possibilidade de ter o número do CPF da filha junto à certidão animou Klévia dos Santos Lima, mãe de Aruna Eloá. Ela está empolgada ao ver a alegria das colegas de quarto, após o registro dos filhos e também a emissão do CPF. Ela não vê a hora de também ter em mãos os dois documentos da filha. “Quando eu estiver com os documentos, também vou poder registrar”, comemora na expectativa.

A Unidade Interligada de Registro Civil do Hospital Geral Dr. César Cals já realizou, desde a sua implantação em agosto de 2008, a emissão de 16.340 certidões de nascimentos. Só este ano, já foram 750 recém-nascidos registrados antes da alta hospitalar. Por dia, são realizados de 8 a 10 registros. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 13 às 15 horas e atende aos bebês nascidos na maternidade do HGCC.




14.06.2017

Fotos: Assessoria de Comunicação do HGCC

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Expediente-imprensa 02Jun 2017 1

Última atualização em Qua, 14 de Junho de 2017 15:41
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.