Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HGF realiza ação na Semana da Doação de Leite Materno PDF Imprimir
Qui, 18 de Maio de 2017 13:00

banner site HGF amamentacao 2

 

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, em conjunto com a Universidade de Fortaleza (Unifor), realiza nesta sexta-feira (19) um momento de sensibilização para a doação de leite humano, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado na mesma data. Para os bancos de leite humano do Brasil, esse é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite materno.

O Banco de Leite Humano do HGF, juntamente com o Posto de Coleta de Leite Humano da Unifor, vai levar mães que moram perto da universidade e seus bebês para participarem da ação, no qual as doadoras serão homenageadas e sensibilizadas quanto à doação de leite humano. Para isso, também serão oferecidos serviços da enfermagem com a consultoria em aleitamento materno, fonoaudiologia com os testes do ouvidinho e da linguinha, além da atualização do cartão de vacina da criança. Ainda será oferecido atividades lúdicas para as mães que aguardam atendimentos com as crianças.



 

banner site HGF amamentacao 3

 

Doadoras ajudam na recuperação

 

Lidiane dos Anjos, de 24 anos, é mãe de primeira viagem. Neste ano, o Dia das Mães teve um significado diferente para ela. A estudante teve o pequeno Wallace dos Anjos há duas semanas e na última sexta-feira, 12, já estava no BLH, do HGF, realizando o ato mais nobre que é doar leite materno. Ela conta que logo nos primeiros dias ao dar a luz, sua preocupação era não poder amamentar e ter leite suficiente.

"Nos primeiros dias, eu não parava de pensar se eu ia conseguir dar de mamar direitinho, mas logo o Wallace pegou a mamada e eu fiquei muito aliviada. Ele mama direto e graças a Deus tenho muito leite”, conta. A estudante também reforça que, “a mãe que tenha leite excedente e possa doar, nem que seja um pouquinho, já ajuda bastante os bebês que estão internados”.

 

banner site HGF amamentacao 5

O leite materno ajuda na recuperação rápida dos bebês internados no HGF. Atualmente, 34 crianças prematuras estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva da Neonatologia (UTI NEO) do hospital e o banco de leite tem 80 mães doadoras cadastradas, além disso, o leite materno é um forte aliado na luta contra a mortalidade infantil porque possui todos os nutrientes necessários para que a criança cresça com saúde e protegida contra problemas bastante comuns nos primeiros anos de vida, como diarreia, alergias, doenças respiratórias e infecções, por exemplo. É o alimento natural mais completo para a criança. E quanto mais tempo o bebê mamar, melhor não só para ele e como também para a mãe, pois a amamentação diminui riscos de hemorragias, anemias, diabetes, câncer de mama e ovário.


A enfermeira assistente do Banco de Leite do HGF reforça que as mães precisam muito de uma boa orientação na hora da amamentação. “As mães, logo nos primeiros meses, podem apresentar algumas dificuldades, pois é uma situação nova, a família está com um novo membro. É uma fase de adaptação, então se ela não receber a orientação correta, isso vai causar muita insegurança”, explica.

 

banner site HGF amamentacao 1

Outra mãe que também esteve no BLH doando um pouco do seu leite foi a estudante Taiane de Jesus de 23 anos. Naevia Kauane é a sua terceira filha e está com apenas três semanas de vida. Taiane fala que sempre doou leite humano, pois ela sempre se comoveu com as mães que ficam com seus filhos em UTIs. “Pelos filhos estarem na UTI, as mães ficam muito tristes. Muitos que estão lá precisam de doação de outras mães, que não têm o suficiente como nós. Essa é uma forma reconfortante que eu tenho de ajudá-las”, ressalta.

Doe leite materno

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e amamentação até os dois anos de idade ou mais. O Ceará é o primeiro do Nordeste e o sétimo do país em números de bancos de leite humano. Atualmente, o Estado tem nove bancos de leite humano, 14 postos de coleta de leite materno e 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, certificadas pelo Ministério da Saúde. Destas, seis ficam em hospitais da rede pública do Governo do Estado: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, Hospital Geral Waldemar Alcântara, em Fortaleza, e Hospital Regional Norte, em Sobral.

 

Serviço:
Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza
Contato: (85) 3101.3335
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas
Fotos: Assessoria de Comunicação do HGF

 

18.05.2017


Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @Hospital_HGF

 

 

Expediente imprensa 09jan 2017-01

Última atualização em Qui, 18 de Maio de 2017 16:32
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.