Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Unidade móvel da SPD visitou 23 municípios em 2016 PDF Imprimir
Qua, 11 de Janeiro de 2017 13:24

Rsprinter


Veículo leva informações e atendimento especializado sobre drogas para mais perto da população cearense

 

Durante o ano de 2016, um total de 23 municípios cearenses foram beneficiados uma ou mais vezes com a presença da Unidade Móveis (UM) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). As visitas estão inseridas no plano de ações do governador Camilo Santana, que determina a interiorização das políticas sobre drogas.

As cidades contempladas foram as seguintes: Acaraú, Crateús, Horizonte, Maracanaú, Jardim, Farias Brito, Maranguape, Pacajus, Itapajé, Quixelô, Boa Viagem, Hidrolândia, Aracoiaba, Russas, Aracati, Altaneira, Milagres, Salitre, Iguatu, Cedro, Crato, Pereiro e Jaguaribe.

O veículo do tipo Sprinter dispõe de dois consultórios, que são utilizados por profissionais especializados - psicólogos e enfermeiros - da SPD para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por problemas causados por conta do uso abusivo de drogas e/ou por ter caso na família ou mesmo pessoa próxima que necessite de cuidados especiais devido à dependência química.

Na unidade móvel, os profissionais da SPD tiram dúvidas, prestam esclarecimentos, oferecem orientações e fazem os encaminhamentos porventura necessários para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ou Rede de Saúde a fim de assegurar o tratamento adequado da dependência química em cada região. O veículo também funciona como ponto de apoio para a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas e outros informativos da pasta.

Qualquer pessoa referenciada por uma instituição pode solicitar a presença da unidade móvel da SPD, através de ofício endereçado à pasta. A ideia é levar o serviço para todos os municípios cearenses. Normalmente, a demanda está associada a grandes eventos realizados na cidade solicitante. Contudo, a Sprinter pode ser enviada às localidades em qualquer época do ano, dependendo da disponibilidade. Pedidos para visitas ao longo de 2017 já podem ser encaminhados à Secretaria.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, destaca que, com a utilização do veículo, o objetivo da SPD é levar os serviços da pasta para mais próximo da população cearense.

Juntamente com a unidade móvel, a SPD conta com o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), equipamento que realiza atendimento presencial e fica localizado na Rua Oto de Alencar, 193, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza; e disponibiliza, ainda, o teleatendimento pelo 0800-2751475.



11.01.2017

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238-5090 / 98902.7939 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 05dez 2016-01

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.