Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Transplante: paciente do HGF inicia 2017 com vida nova PDF Imprimir
Ter, 10 de Janeiro de 2017 10:32

banner balanco hgf

Era agosto de 2015 quando a família de Edivaldo Ferreira, 67 anos, foi informada de que ele precisava de um transplante de rim. Paciente de hemodiálise há quase dois anos, o aposentado se preparava para passar a noite de réveillon em casa com a família quando, através de um telefonema do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), recebeu a notícia que lhe garantiria um feliz 2017: um rim compatível o esperava no HGF, o maior hospital da rede pública do Governo do Ceará.

“A pessoa do hospital me disse que tinha um órgão compatível comigo. Na hora fiquei sem chão, não sabia o que fazer, pois não esperava que fosse tão rápido. Foi uma felicidade tremenda que não sei nem explicar”, lembra Edivaldo. Naquela noite, outras três famílias puderam compartilhar da mesma felicidade, pois outros três pacientes também receberam um órgão.

Há poucos dias do transplante, a data passou a marcar não só a virada do ano, mas também o início de uma mudança de vida para o aposentado.“Nesse tempo que passei dialisando vi alguns colegas morrendo por conta da doença, então isso pra mim é um presente de Deus operando na minha vida e, além dele, também tenho muito a agradecer a essa equipe tão competente do hospital. É um pessoal muito carismático que me acolheu de braços abertos”, declara.

Edivaldo recebeu alta nesta segunda-feira, 9 de janeiro. A partir de agora, a rotina de acompanhamento médico dele será semanal, no ambulatório de transplante do HGF, e de acordo com a evolução do quadro clínico dele, o retorno passará a ser trimestral.


Atendimentos

O HGF é um hospital terciário de referência em assistência de alta complexidade e é um dos principais centros de formação médica das regiões Norte e Nordeste. Tem ainda o diferencial de ser o hospital que oferece maior diversidade de especialistas atendendo em 63 especialidades e subespecialidades. A média anual de atendimento na emergência do HGF é de 14 mil pacientes.

Em 2016, o HGF comemorou a marca de 2.000l transplantes renais realizados desde a implantação do serviço no hospital. Outra grande conquista surgiu do Banco de Olhos, que celebrou os 10 anos de fundação com fila zero para o transplante de córnea no Ceará, o que indica que o paciente que necessitar de cirurgia não precisa mais esperar pelo tecido porque ele já está disponível.

Conforme balanço parcial, até novembro de 2016 foram realizadas 8.413 cirurgias emergenciais e eletivas, 35.699 atendimentos na emergência e 211.274 mil consultas no ambulatório. Em relação a exames de imagem e laboratório, no mesmo período foram feitos 140 mil exames e 250.738 atendimentos.


Melhorias na estrutura

Ao longo do ano, o HGF passou por algumas reformas para melhoria do atendimento aos usuários e funcionários, como a inauguração das novas instalações da Unidade de Cuidados Especiais (UCE), que passou a ter um acesso mais amplo e ganhou um novo leito, somando 15 no setor. O refeitório também foi aprimorado: agora, o novo local consegue fornecer aproximadamente 1.400 refeições durante o período do almoço, servindo pacientes, acompanhantes e funcionários. O novo ambiente permite atender 164 pessoas simultaneamente, 28 a mais que o anterior.

Para o diretor geral do hospital, João Batista Silva, o ano de 2016 foi de afirmação para o HGF em todos os serviços ofertados. “Neste 2016, o HGF se manteve como o maior centro de referência de diagnóstico e tratamento de especialidades clínicas e cirúrgicas, sendo referência em volume de atendimento para as mais complexas especialidades”, enfatiza.

Com pronto atendimento 24 horas, internações e ambulatório de subespecialidade, o hospital recebe pacientes por regulação das centrais de todo o Ceará e estados vizinhos. “O HGF destaca-se nacionalmente com programa de transplantes, tratamento de AVC agudo, neurocirurgia, além do ensino e pesquisa. Com isso, prospecto para 2017 avanços na eficiência e na qualidade da assistência aos seus pacientes, com esse novo modelo de gestão que apresentamos”, fala João Batista.





10.01.2017


Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @Hospital_HGF

Expediente imprensa 05dez 2016-01

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.