Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
#CearádeAtitude: O exemplo de Carlos Banhos, o homem que capacitou gratuitamente mais de 75 mil profissionais PDF Imprimir
Sex, 08 de Abril de 2016 14:56

Topo Ceará de Atitude

Na primeira matéria da série Ceará de Atitude, que uma vez por mês contará a história de pessoas que fazem a diferença no Estado, vamos apresentar o engenheiro de segurança do trabalho Antônio Carlos Banhos Scipião, que há 13 anos forma gratuitamente eletricistas, auxiliares administrativos, bombeiros hidráulicos, mestres de obras, recepcionistas, operadores de telemarketing, entre outros ofícios. Ao longo desse tempo, já foram capacitados mais de 75 mil profissionais


 ARI7667 webA partir de uma promessa, em 2001, o engenheiro de segurança do trabalho Antônio Carlos Banho Scipião começou a ministrar o curso de eletricista predial embaixo de uma mangueira no bairro Papicu, em Fortaleza, para uma turma de 30 alunos. A meta era profissionalizar mil alunos. Com recursos próprios e um sonho que àquela época parecia distante, percorreu bairros da periferia da Capital levando a oportunidade de qualificação profissional para  ARI7604 webpessoas que ansiavam por uma chance de ingressar no mercado de trabalho. E, se não fosse um incidente do destino, talvez o trabalho tivesse parado logo cedo. "Naquele ano, fiz uma promessa quando um filho estava doente, de formar mil profissionais. Conversei com um colega do Corpo de Bombeiros e disse que ainda faltavam 250 alunos, mas ele não podia me ajudar. Saindo dali, pisei em falso, sofri uma queda e um rapaz me levou até o doutor João Batista. Após feito o curativo, ele chamou o subtenente Abelardo, que me levou ao Comandante Geral João Ananias Duarte Frota, que gostou do R ARI7548trabalho que eu estava fazendo. Ele me deu toda liberdade para formar o restante dos alunos e entreguei os mil certificados de uma vez só", lembra.

E o que começou com uma promessa, tornou-se uma rotina. "O comandante me convenceu a formar mais gente, disse que eu já estava aposentado, que ficaria com saldo com Jesus. Fui ficando e já vou fazer 13 anos aqui. Também sou ex-militar, fui paraquedista R ARI7539do Exército e sei o que é essa vida de querer ajudar. Hoje estamos aqui cantando essa vitória, pois já vamos partir para 80 mil profissionais formados, em diversas áreas", conta.

Atualmente, Carlos Banhos realiza as aulas na sede do Corpo de Bombeiros e não esconde a satisfação. "Temos hoje uma demanda muito grande de alunos, temos aulas nos três turnos. Chego todo dia nesse quartel às 7 da manhã e vou embora às 9 da noite muito feliz. Sou um homem que realizou os sonhos, é como se eu tivesse ganhado sozinho na loteria por ajudar essas pessoas de coração sem pedir nada em troca. Fico feliz pela felicidade e o brilho nos olhos de cada um", diz animado.

Este mês, Carlos Banhos está ministrando o curso de Eletricista Predial Residencial, uma parceria com o Instituto Promil, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Coelce. Nesse projeto, os profissionais passam por 450 horas/aula, de segunda à sexta, de 13 às 21 horas, e aos sábados de 8h às 17 horas. O curso tem 30 vagas, todas destinadas aos egressos do sistema penitenciário, com aulas são divididas em práticas em laboratório e teóricas em sala.

Para o professor, estimular uma nova chance na vida das pessoas é uma realização pessoal. "O meu principal estímulo é ver as pessoas com dignidade. Eles erraram, mas pagaram por isso. Complicado é quando erram e continuam errando. Esses estão à procura de oportunidade. Eles serão reinseridos na sociedade porque eles querem, e eu também quero. Dou tudo de mim para levar o melhor. Eles não têm condição de pagar um curso desse e aqui fazem de maneira gratuita, com o apoio total do Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça e Coelce. Recebem passagem de ida e volta, material didático, fardamento, lanche e provavelmente um emprego garantido", explica.


Uma nova vida

 ARI7672 web-FRANCISCO ROMENIGEgresso do sistema prisional, Francisco Rummenigge Silva Melo é um dos beneficiados com o curso ministrado por Carlos Banhos. Ele vê na qualificação uma nova chance na vida. "A vida anterior não era boa, no mundo do crime, preso, sofrendo. Mas agora a Secretaria de Justiça deu essa oportunidade boa para a gente de se formar, receber um diploma, conseguir um emprego e mudar a nossa vida. É importante pois tira a gente das ruas, ocupa a nossa cabeça com uma coisa importante que é estudar, mente vazia é oficina do diabo", afirma.

Segundo ele, a capacitação profissional é o caminho certo para fugir das influências negativas. "Aqui estamos estudando em busca de mudar de vida, se tivesse lá fora poderíamos estar com amizades ruins, usando drogas, roubando, matando. É uma oportunidade única que temos que abraçar com os dois braços para não perder", completa.

 ARI7679 ISAIAS BARROS VIEIRA webTambém aluno do curso de Eletricista Predial Residencial, Isaías Barros Vieira conta como despertou a vontade de mudar. "Em 2011 eu estive envolvido com tráfico de drogas. Passei três anos e meio da minha vida preso e vi muitas coisas que eu nem imaginava que existiam. Ali, longe da minha família, eu que tenho cinco filhos para criar, percebi que o crime não compensa. Minha meta é arrumar um emprego e seguir com a vida porque a vida não acaba aqui, a minha agora que vai começar. O professor Carlos Banhos surgiu do céu. Antes os crimes avançavam cada vez mais porque a Justiça não dava chance. Agora, ela está pegando esses delinquentes e transformando em homens com dignidade para conseguir o pão de cada dia".


 

 

 

 

08.04.2016

 

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Produção: Wiarlen Ribeiro

Assinatura coornenadoria matérias

 

Última atualização em Ter, 02 de Agosto de 2016 14:19
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.