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Capacitação: Governo do Ceará qualifica mais 65 jovens por meio do Proares II PDF Imprimir

02_web.jpg“A partir desse projeto, pretendemos no Proares III capacitar mais 300 jovens, triplicar essa ação, que tem grande significado porque, além de capacitar e promover uma maior integração familiar e social, tem como meta a inserção juvenil no mercado de trabalho. Foram sete meses de muita disciplina, sete meses em que pudemos ajudá-los a colocar seus sonhos no papel e a desenvolvê-los. E isso é fundamental para que envolvamos nossos jovens no processo de desenvolvimento do Estado”. A declaração é do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, ao participar na manhã desta sexta-feira (19), juntamente com a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, da certificação profissional de 65 jovens do Projeto Piloto de Inserção Laboral para Adolescentes, nos cursos de Multimídia e de Mecânica Automotiva.

 

Os cursos foram realizados por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) e executados pelo Instituto de Educação Portal (IEP), com adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e cumprimento de medidas socioeducativas. “Queria agradecer muito ao Governo do Estado pela oportunidade de participar desse curso, que transformou a minha vida, mudou a minha mentalidade e a forma de ver o mercado de trabalho”, destacou Sandy dos Santos Queiroz, participante do curso de Multimídia. “Queria agradecer porque apostaram e acreditaram em nós. Obrigado pela oportunidade”, resumiu Gerson Alves Morais, formando do curso de Mecânica Automotiva.

 

'Ponta do iceberg'

 

“Uma sociedade que não tem tempo para tratar bem os seus jovens é porque não está bem”, alertou Izolda Cela, ao destacar a importância e o significado desse projeto desenvolvido pela STDS, por meio do Proares II e IEP, na medida em que não apenas prepara os jovens para o mercado, mas os faz refletir sobre a participação deles na família, na sociedade, na vida. “Este momento é uma vitória e, a partir de agora, vocês terão que estabelecer novas metas e criar novas vitórias. Mas vocês têm que se movimentar. Que essa experiência, que essa trajetória faça diferença nas vidas de vocês”, reforçou a vice-governadora.

 

Ao falar para os jovens presentes, alguns ainda em cumprimento de medidas socioeducativas e egressos do sistema penal, a vice-governadora ressaltou as ações que vêm sendo realizadas pelo governo do Estado em benefício desse segmento, mas frisou que “governo e sociedade precisam arregimentar, reunir forças para que os resultados sejam mais rápidos. E esse projeto é um exemplo desse esforço conjunto”, sinalizou.

 


O superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Cássio Franco, também reforçou a necessidade de unir esforços para o aprimoramento do sistema. “Precisamos acreditar na mudança. Convido todos, inclusive esses jovens que hoje aqui se formam, para visitar as unidades e mostrar essa esperança para que jovens que estão hoje sem perspectiva possam compreender que sim, é possível”, declarou Franco.

 


“Esse programa é apenas a ponta de uma iceberg, porque não impacta apenas nos jovens, na família, mas em toda a comunidade em que os jovens estão inseridos, na medida em que, além de qualificar profissionalmente, resgata a autoestima e a capacidade de sonhar dos jovens”, explicou o presidente do IEP, José Luiz Eduardo Pinto. Nesse processo, ele destacou também a participação de um leque de empresas que estão abrindo as portas para que os recém formandos possam estagiar e se inserir no mercado formal de trabalho.

 


Os cursos

 

De um total de 100 vagas, 20% foram destinadas a adolescentes em cumprimento dos últimos seis meses das medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade; 30% para adolescentes em regime de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade; 30% para egressos da privação de liberdade; e outros 20% das vagas contemplaram adolescentes das comunidades. Os cursos tiveram duração de sete meses, com carga horária de 480 horas sendo divididas em 240h para a qualificação profissional técnica e outras 240h dedicadas ao estágio profissional.

 


Além dos professores das áreas específicas, uma equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos garantiu o acompanhamento dos jovens durante todo o projeto. Participaram do projeto jovens dos bairros Vicente Pinzon, Praia de Iracema, Mucuripe, Cidade 2000, Varjota e Praia do Futuro, Barra do Ceará, Pirambu, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Cristo Redentor, Álvaro Weyne, Messejana, Conjunto Ceará e Granja Portugal.


Proares II

 

O Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) financia a construção de unidades sociais e disponibiliza àquelas já existentes equipamentos e material permanente. O programa promove ainda a qualificação dos técnicos prestadores e monitora as ações de serviços nas novas unidades. Entre as obras construídas estão Centros de Educação Infantil, Polos de Convivência Social, Quadras Poliesportivas, Centros de Esporte, Centros de Referência da Assistência Social, Bibliotecas, Pistas de Skate e Bicicross. Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

 

Fotos: Rogério Rodrigues/STDS

 

19.05.2017

 

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Expediente imprensa 19Mai 2017-01

 

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