Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Semana de Conciliação Fiscal inicia nesta segunda (24)

Semana de Conciliação Fiscal - REFIS 2017 acontece a partir desta segunda-feira (24) até sexta-feira (28), de 8h às 18h, no Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua.

CE Pacífico: Uniseg 3 é inaugurada e reforça a segurança do bairro Conjunto Ceará

A nova Uniseg integra os bairros Conjunto Ceará I e II, Genibaú e Granja Portugal e conta com uma Delegacia de Polícia Civil, uma Companhia da Polícia Militar e um quartel do Corpo de Bombeiros

Ceará de Ponta a Ponta: estradas em Morada Nova e Banabuiú recebem trechos pavimentados

Lançado em novembro do ano passado, o programa prevê investimento de R$ 1.917.247.180,73 para melhorias em 2.063,31 km, por meio de obras de restauração , pavimentação e duplicação

Últimas Notícias Leia mais

Jovens de baixa renda podem garantir isenção no Enem por meio de aplicativo do ID Jovem PDF Imprimir

ID_Jovem_web.jpgAs inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser efetuadas somente até as 23h59min desta sexta-feira (19). E para facilitar o acesso de jovens de baixa renda, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) garantirá que os jovens cadastrados no programa federal Identidade Jovem (ID Jovem) possam ter isenção total do valor (R$ 82).

 

O coordenador especial de Políticas Públicas de Juventude Governo do Ceará, David Barros, explica que o Estado pretende garantir o crescimento da participação de estudantes de escola pública nos vestibulares e, com isso, potencializar o ingresso desses jovens no Ensino Superior. "A meta da Secretaria da Educação é que 100% dos estudantes da rede pública façam o Enem. A isenção através do aplicativo (ID Jovem) pode ajudar com que mais jovens no Estado do Ceará possam fazer parte dessa prova e, a partir daí, com mais inscrições, ter o aumento de jovens da escola pública adentrando na universidade, que essa é a nossa meta", disse.

 

O ID Jovem é um documento que leva a brasileiros entre 15 e 29 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, como também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O acesso a esses direitos para jovens é garantido por meio do Estatuto da Juventude - Lei nº 12.852/2013.

 

Os interessados em garantir a isenção da taxa de inscrição do Enem devem realizar o download o aplicativo do ID Jovem no celular. Para se inscrever no programa, o usuário precisa pertencer à família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar com informações atualizadas no Cadastro Único do Governo Federal há pelo menos dois anos. Para alterar dados do cadastro, o jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade onde reside.

 

O estudante precisa ainda informar o seu Número de Identificação Social (NIS) no aplicativo - possível de consulta no Cartão Cidadão. "Com esses dados, você vai gerar o QR Code e pode solicitar no ato da inscrição do Enem a isenção", complementou David Barros. A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após o vencimento, é necessário revalidar o documento em nova consulta no app ou no site.

 

Mais informações sobre o ID Jovem aqui.

 

18.05.2017

 

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

 

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.