Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Em Chorozinho, governador Camilo Santana assina decreto de desapropriação da Fazenda Uruanan

A ação representa a conquista de uma luta de 12 anos para beneficiar os centros populacionais da localidade, permitindo restauração das infraestruturas para os trabalhadores

Governo do Ceará firma Termo de Cooperação Técnica com Banco do Brasil e Fiec

O Banco do Brasil vai atuar como agente nos investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e suas vinculadas

Últimas Notícias Leia mais

Centro de Referência sobre Drogas já supera 600 atendimentos em 2017 PDF Imprimir

Rcrd fachada1


Equipamento integra estrutura da SPD

Superou a marca de 600 o número de atendimentos presenciais realizados no período de janeiro a 20 de abril no Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Desse total, foram 543 homens e 75 mulheres que buscaram orientações e encaminhamentos para a superação do vício das drogas. A maioria do público é proveniente da Capital e Região Metropolitana.

As pessoas encontram no CRD a ajuda especializada para lidar com a questão das drogas. Não é comum a presença no equipamento de famílias que não sabem como agir e reagir à presença das drogas e perdem o controle juntamente com o usuário. Diante do atendimento oferecido no Centro, as pessoas se sentem acolhidas frente ao quadro de abatimento, debilidade emocional e física.

No CRD, dependentes químicos e seus familiares são acolhidos por profissionais especializados e orientados sobre prevenção às drogas, tratamento e reinserção social. O atendimento é gratuito, não sendo necessário qualquer agendamento. O equipamento funciona no andar térreo da sede da SPD.

O funcionário público H.R.A, de 50 anos, é usuário de crack. Ele veio do município de Horizonte, a cerca de 30 quilômetros de Fortaleza, até a SPD. "Vim buscar informações e apoio para me livrar do crack e outras drogas. No CRD, fui bem acolhido, sem qualquer discriminação e recebi as orientações e os encaminhamentos que precisava para iniciar o tratamento da dependência", contou.

A dona de casa G.A.L, de 40 anos, não suportava mais a situação do filho de 25 anos, que sofre com a dependência de cocaína. "Sem ajuda, não vamos conseguir nos livrar da droga", avaliou. Ela elogia o atendimento no CRD. "Eu recebi as orientações e o encaminhamento que precisava. Com esse apoio profissional gratuito, meu filho vai sair dessa", diz G.A.L.

O primeiro procedimento na chegada ao CRD é a identificação biométrica do usuário. Em seguida, este é levado para o atendimento por parte de um psicólogo. A partir da identificação do perfil do usuário, é feito o encaminhamento para um dos equipamentos que integram a Rede Sus (Sistema Único de Saúde), Rede Suas (Sistema Único de Assistência Social) ou a rede de apoio.

O usuário também pode ser encaminhado para acolhimento em uma comunidade terapêutica. As CTs são instituições que atuam na forma de prestação de serviços à SPD.

Além do atendimento presencial no CRD, o público também pode obter informações/orientações profissionais sobre drogas através do telefone 0800.2751475. Outra opção disponibilizada pela SPD é o atendimento através de uma unidade móvel. O veículo é dotado de dois consultórios e leva os serviços do CRD para as diversas localidades cearenses.


Serviço:

Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD
Endereço: Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga (defronte à praça do Colégio Liceu do Ceará)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Teleatendimento: 0800.2751475



20.04.2017

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa 03Abr 2017-01

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.