Gastronomia

15 de março de 2010 - 12:33

Fortaleza

Fortaleza é a porta de entrada para todas as delícias que o Ceará tem a oferecer. A pedida é mesclar ingredientes e criar pratos simplesmente ímpares que variam da gastronomia do sertão à culinária tipicamente praiana, marcada por peixes e frutos do mar.

Nas noites de quinta-feira, comer caranguejo na Praia do Futuro é o programa tradicional dos fortalezenses que o turista adotou.

No bairro da Varjota, Pólo Gastronômico da cidade, a culinária ganha uma mistura de sabores típicos e internacionais em restaurantes bem cearenses que oferecem peixe, lagosta e camarão em combinações irresistíveis. Há também opções de pratos japoneses, portugueses, árabes, chineses, franceses e italianos, como as pizzas, que ganham cobertura de carne-de-sol e caranguejo.

Como sobremesa, nada melhor que um delicioso sorvete feito de frutas regionais como caju, seriguela, cajá, graviola e sapoti servidos nas sorveterias da Avenida Beira Mar.

 

 

baturitéSerras de Aratanha e Baturité

Não é difícil render-se aos encantos da gastronomia das cidades serranas. A culinária abre espaço, com excelência, para os principais pratos da cozinha alemã, portuguesa e francesa, fondue de carne e queijo, além do excepcional menu regional.

A sobremesa fica por conta de deliciosos doces, crepes, aguardentes, licores e o tradicional cafezinho ecológico. Nos cafés cheios de charme, o turista pode saborear um cardápio variado de tapiocas, cuscuz recheado com carne-de-sol, crepes diversos, sem esquecer o chocolate quente, para amenizar o friozinho da serra.

 

 

caririCariri

Nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri e Nova Olinda, a gastronomia segue a linha mais pesada. Nesse roteiro, o ideal é ter tempo para depois das refeições. O diferencial da culinária caririense fica por conta do pequi, uma semente amarelada e de cheiro forte que tempera arroz e carne, além de servir de ingrediente para licores.

 

 

 

 


jericoacoaraPólo Jericoacoara

As praias da região têm um cardápio variado, com os tradicionais frutos do mar, peixes e outras comidas tipicamente cearenses. Lá, o turista encontra excelentes restaurantes, pizzarias, cafés e creperias com culinária nacional e internacional.

Na praia da Taíba, acontece anualmente o Festival de Escargot, ocasião em que todos os restaurantes do local oferecem uma variedade de pratos feitos com este sofisticado ingrediente. Nos fins de semana com lua cheia, a atração fica por conta do Assado de Peixe, feito em forma de churrasco  na praia.

Nas Flecheiras, o diferencial fica com um cardápio a base de Algas, com receitas e sabores inusitados em pizzas e massas, que deu origem ao Festival das Algas.
Em Jericoacoara, destaque para o festival gastronômico ” Jeri Sabor”, onde participam os melhores restaurantes oferecendo um menu sofisticado e criativo.

 

 

canoaPólo Canoa Quebrada

Quem for ao Pólo Canoa Quebrada, encontrará em toda a região uma grande variedade de pratos regionais e frutos do mar. Os restaurantes, dos místicos aos mais sofisticados, bem como as barracas de praia, oferecem opções com peixes, camarões, lagostas e caranguejos.

Passando por Pindoretama, além de encontrar a maior rapadura do mundo, o turista pode visitar engenhos que produzem cachaças artesanais e derivados da cana-de-açúcar que fazem parte da gastronomia regional, com a oportunidade de acompanhar o processo de produção e degustar os produtos comercializados.

Em Canoa, a vida noturna é agitada com boates e restaurantes na principal rua da localidade, a Broadway,  oferecendo uma gastronomia internacional que chama a atenção dos que visitam a vila.
Na volta do passeio, uma parada obrigatória é no Centro das Tapioqueiras – Eusébio – local perfeito para degustar a iguaria com os mais diversos recheios.