Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Policiais e bombeiros militares recebem Promoção Requerida no Ceará PDF Imprimir

Bombeiros_web.png

 

A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), no Centro de Eventos do Ceará, e contou com a presença do governador Camilo Santana

 

Com 35 anos de serviço militar, o tenente-coronel José de Melo se preparou nos últimos dias para entrar na reserva do Corpo de Bombeiros do Estado guardando uma certeza: a de que seria promovido para o cargo de coronel. Esse reconhecimento com ascensão final na carreira veio para ele e mais 624 profissionais, entre bombeiros e policiais militares, nesta quarta-feira (14). Em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, o Governo do Ceará oficializou a Promoção Requerida de PMs e BMs com no mínimo três décadas de serviços prestados à segurança pública.

 

_MVS9317_web.jpg"Estou vivendo um momento de muita alegria com minha família. Chego ao último posto do oficialato na minha instituição. Anos atrás, quando passei dos 30 de corporação, quase iria à reserva como tenente-coronel por um processo chamado compulsória. Mas tive a sorte de poder pegar essa mudança na lei, que modificou o panorama e hoje dá chance de muitos serem promovidos", testemunhou o agora coronel Melo.

 

Os 625 profissionais (573 PMs e 52 BMs) promovidos na solenidade foram beneficiados pela nova legislação proporcionada pela Lei nº 15.797, aprovada em 2015, através da qual militares que completam 30 anos de carreira e entram para a reserva com um posto acima do que ocupavam.

 

Ao cumprimentar e parabenizar os bombeiros e policiais militares pelos vários anos de serviços prestados à sociedade cearense, Camilo Santana destacou que a aplicação da lei das promoções é a conquista de uma luta de décadas na segurança pública do Estado. Quanto à modalidade de Promoção Requerida, o governador destacou que ascender estes profissionais no fim das carreiras é "mais do que justo pela dedicação de tanto tempo". "Essa era uma lei muito sonhada pela corporação, por dar segurança a esses profissionais. Os policiais e bombeiros que entram agora já sabem a data e o ano que vão ser promovidos. Antigamente passavam 15, 20 anos para alcançar uma promoção. Fizemos toda uma compensação histórica. Um dos pontos que ela incluiu foi a requerida, pois antes de alguém sair da corporação vai ter como garantia a sua promoção. Então esses profissionais estão reunidos hoje aqui para receber esse reconhecimento", completou.

 

_MVS9339_web.jpgAcompanharam a solenidade no Centro de Eventos: o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, os deputados estaduais Evandro Leitão, Tin Gomes, David Duran, Walter Cavalcante, Jeová Mota, Bethrose, Antônio Granja e Nizo Costa, o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Ronaldo Viana, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Heraldo Maia Pacheco, o delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima, o perito geral da Perícia Forense, Ricardo Macedo, o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Coronel Juarez Nunes, dentre lideranças políticas de municípios cearenses.  

 

Dos 573 policiais militares promovidos, 16 ascenderam de tenente-coronel para coronel, um de capitão a major, um de 1º tenente para capitão, 11 de 2º tenente a 1º tenente, e 544 de subtenente a 2º tenente. No Corpo de Bombeiros, as 52 promoções são divididas nas categorias de tenente coronel a coronel (4), capitão a major (2), 2º tenente a 1ºtenente (4) e subtenente a 2º tenente (42).

 

Mais promoções

 

Desde que foi aprovada, em 2015, a Lei nº 15.797 tem garantido a milhares de profissionais da Segurança no Ceará o sonho de subir de patente sem tempo indeterminado a aguardar. O Governo do Ceará promoveu mais de 11 mil profissionais em 2015 e 2016, no maior reconhecimento da história das corporações. Antes da nova legislação, a última grande promoção foi em 2006, com 1.679 beneficiados, e apenas 29 pessoas seriam promovidas em 2015 sem a existência da lei.

 

Titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa ressaltou o fator de motivação gerado pela lei para novas gerações de PMs e BMs. "Todos estamos vendo um ato que representa mais uma conquista para a categoria com a lei das promoções. É momento de consagrar a carreira de todos esses profissionais".

 

Hora de descanso

 

Itamar_web.pngPara muitos dos 600 profissionais, a hora é de repouso e de desfrutar da reserva junto com a família. Caso este do tenente Itamar, da Polícia Militar, que esteve na solenidade acompanhado da esposa e de irmãos. "Deus me deu muitos livramentos para estar aqui, compartilhando essa alegria depois de 30 anos servindo com muito orgulho a Polícia Militar no Estado do Ceará. Agora vou poder descansar e curtir diariamente minha família", contou.

 

Há vinte anos, a costureira Aurília Santos, 40, é casada com o agora tenente Marcondes Santos. Acompanhou toda a carreira do marido dentro da corporação. Hoje espera que os dois possam passar mais tempos juntos e aproveitar o descanso merecido após tanto tempo de serviço. "Ele está muito feliz, pois nunca achou que ia sair agora. Acompanhei toda a trajetória, e é alguém que merece muito esse momento".

 

14.06.2017


Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart

 

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

 

Expediente-imprensa 02Jun 2017 1

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.