No HMJMA, leite humano auxilia na recuperação de cerca de 120 bebês por ano

30 de janeiro de 2023 - 10:17 # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA - Texto
Thiago Freitas - Foto

Frasco de 150 ml pode alimentar até dez bebês por dia

Há dois anos, nascia no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) o pequeno João Pedro. Com apenas 1,5 kg, o menino permaneceu internado e em tratamento por quase três meses. A alimentação à base de leite humano foi fundamental para a recuperação de Joãozinho, como era chamado, e para muitos outros bebês que passaram pela Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O setor recebe, em média, 120 crianças por ano. O leite humano é um importante aliado na reabilitação de cada um deles. “O líquido nutre, protege e é capaz de acelerar o tratamento. É um alimento completo”, afirma a enfermeira Patrícia Martins de Oliveira, responsável pelo posto de coleta do HMJMA.

Após dois meses e 19 dias de internação, Joãozinho, pesando pouco mais de 2 kg, pôde ir para casa com a mãe, Brena dos Santos, na cidade de Trairi, a 137 km de Fortaleza.

Outra criança recuperada com o auxílio do leite humano foi João Varleyson (à direita), nascido em 22 de junho de 2022. Pesando 4,6 kg, o pequeno logo apresentou um desconforto respiratório, investigado posteriormente pela equipe. Quando tentava amamentá-lo, a mãe, Ana Nathielly Sotero da Silva, de 28 anos, conta que o filho se cansava rapidamente pelo esforço, baixando a saturação.

Um ecocardiograma revelou problemas cardíacos na criança e o diagnóstico trouxe preocupação para Ana, afetando a produção do alimento, considerado o “padrão ouro”. Varleyson passou 14 dias no berçário da Neonatologia – na maior parte do período, ele recebeu leite humano doado.

“Foi um momento doloroso, mas hoje eu só tenho gratidão. Essas mães (doadoras) são muito fortes. Alimentar os próprios filhos e ainda doar para outros… Acho que é o amor que faz isso, as deixa tão fortes”, diz Ana Nathielly, cuja gestação foi atravessada por descolamento de placenta, sangramentos, pressão alta e constante risco de aborto. A jovem considera Varleyson um “pequeno milagre”.

A dona de casa Fernanda Linhares Marques (à esquerda), de 28 anos, e sua primeira filha, Flora Maria, viveram uma história semelhante. Exames mostraram que a mulher só tinha 5% de chance de engravidar. Caso a gestação se confirmasse, no entanto, um alerta a preocupava: a criança poderia nascer com malformação. “Mas ela veio de forma não planejada e linda”, lembra Fernanda, apesar dos episódios de sangramento e da perda de líquido amniótico em meio à 26ª semana.

A menina nasceu um mês depois, no dia 21 de março de 2022, no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa. Pesando pouco mais de 1,6 kg, ela teve de permanecer na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o quadro de saúde ser estabilizado e a transferência para o HMJMA pudesse ocorrer. Em ambas as unidades, Flora foi alimentada com leite humano. Hoje, a garota pesa 10 kg.

Posto de coleta do HMJMA

O serviço recebe doações de leite humano de pacientes e de pessoas externas interessadas em fazer o gesto altruísta. Um transporte está disponível para recolher o alimento em domicílio. O líquido é enviado, posteriormente, para pasteurização no Banco de Leite do HGCC. Depois, retorna ao HMJMA para auxiliar na recuperação de bebês internados na unidade de médio risco do hospital.

Serviço

Posto de coleta do HMJMA
Onde: Rua Princesa Isabel, 1526, Centro – Fortaleza
Contatos: (85) 3101-7713
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Confira outros pontos de doação de leite humano