Funcap lança edital de cooperação com pesquisadores da França

24 de janeiro de 2023 - 15:31 # # # # #

Ascom Secitece - Texto

A iniciativa visa apoiar colaborações entre duas equipes (francesa e brasileira), possibilitando intercâmbio de pesquisadores entre instituições da França e do Ceará

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informa o lançamento da primeira edição do Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Ceará. A iniciativa tem como objetivo acolher supervisores de pesquisa e pesquisadores de instituições francesas nas universidades cearenses e, de forma recíproca, de profissionais de universidades locais em instituições parceiras do país europeu.

Serão aprovados até quatro projetos. Os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta e seguro internacional. A instituição francesa hospedeira ficará responsável pelo pagamento de bolsa e diárias do pesquisador brasileiro na França. As estadias terão duração entre 15 e 90 dias e as missões dos pesquisadores deverão ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2023.

Para concorrer como pesquisadores, os candidatos precisam atender os seguintes requisitos: ser professor de universidade, palestrante, responsável ou diretor de pesquisa. Já para os supervisores de pesquisa, a exigência para cada postulante é que seja professor do quadro permanente de universidade (no caso dos brasileiros, ela precisa ser sediada no Ceará), tenha título de doutor e apresente experiência na coordenação de projetos com cooperação internacional.

As propostas devem ser submetidas entre os dias 18 de janeiro e 28 de abril através de formulário disponível na Plataforma Montenegro.

O cronograma e mais detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.