Usinas de energia solar abrirão 900 empregos no Jaguaribe

13 de dezembro de 2019 - 09:18 # # #

Ascom Semace - Texto e Foto

Novecentos empregos diretos serão abertos na zona rural dos municípios de Limoeiro do Norte e de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, na construção do Complexo Solar Fotovoltaico Alex. Foi o que anunciou a empresa do setor elétrico, Alex X Energia SPE Ltda, nesta quinta-feira (12), durante a sessão do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) que aprovou o estudo e o relatório de impacto ambiental da empreendedora.

A aprovação do colegiado é condição para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) emitir a licença de instalação ao interessado. Segundo o projeto, o complexo fotovoltaico será composto por nove usinas que somam a potência nominal de 278 megawatts de energia elétrica. As usinas serão instaladas numa área de 908 hectares desabitada, sem o registro de áreas de preservação permanente ou de patrimônio arqueológico.

Início das obras

As obras estão previstas para começar em junho de 2020. Outros 3,6 mil empregos serão impactados indiretamente, nesta fase. No período de operação, o complexo abrirá 40 vagas de trabalho. Este foi o sexto projeto de energia limpa aprovado, este ano, pelo Coema. O colegiado entrou em recesso, e só volta a se reunir ordinariamente, em fevereiro.

“O Conselho Estadual do Meio Ambiente deu uma grande contribuição à sociedade cearense, ao nosso desenvolvimento econômico, social e ambiental, quando otimizou o licenciamento desas atividades de energias renováveis”, afirmou o presidente do Coema, numa referência à aprovação de procedimentos mais simples, ágeis e de baixo custo propostos pela Semace.

“E agora dá uma grande contribuição, ao aprovar um empreendimento de alto alcance econômico e social, que vai melhorar consideravelmente a vida da região jaguaribana”, completou o presidente.

 

Ouça

O secretário do Meio Ambiente e presidente do Coema, Artur Bruno, considera a iniciativa importante e destacou a estratégia do Governo do Ceará de ampliar a geração de renda no interior.